Início > Uncategorized > Meu primeiro concerto com orquestra…

Meu primeiro concerto com orquestra…

Essa semana estou mesmo nostalgico, me veio a memória, meu primeiro concerto com orquestra, que foi com a melhor orquestra do Recife naquela época, a Orquestra de Camara da UFPE, com todas as lendas do cenario musical de Pernambuco. Mas não foi fácil, meu pai não aceitava o fato de eu ser flautista,logo quando eu disse a ele que queria fazer um solo com orquestra ele logo pos mil problemas, que eu não estava pronto ….Eu havia conseguido umas partituras do Petre Rosso ( Antonio Vivaldi) , tinha esse apelido por ter uma grande cabeleira ruiva, Vivaldi foin realmente um grande compositor e fez uma sério de 6 concertos para flauta que estão em seu opus:10 , essa coletanea tem 6 concertos e 5 deles com nomes distintos, o numero 1 ” La tempesta di Mare”, o 2 “La Notte”, o 3 “Il Cardelino” , o 5 ” con sordino”, e o 6 “il Cavallo”…Mas eu tinha uma predileção pelo 4, que não tinha nome, mas eu o achava lindo e quis toca-lo, ai surgiu a figura de um amigo de meu pai , Eduardo Rodolpho Puglia, um contrabaixista Uruguayo, hoje falecido. O Eduardo era muito amigo da familia, e eu falei com ele meu descontetamento com meu pai, ele me chamou em segredo para ir a casa dele, e pediu para eu tocar pra ele, logo depois ele me pergunta, “James, vc tem, a partitura?”, eu respondi, “sim aqui comigo, tenho as partes de todos da orquestra” …Ele disse, me empresta e aguarde intruciones, listo?” Eu disse ok.

Uma semana mais tarde, ele me liga e diz, vem com a flauta amanha na Universidade.

Detalhe, meu pai não sabia de nada, so que um flautista iria tocar Vivaldi com orquestra, e na verdade meu pai queria mer fazer uma surpresa e mostrar um cara bom tocando e dizer que faltava muito pra chegar a ser solista…

Chego lá, meu pai ficou surpreso ao me ver la, estavam todos lá, todas aquelas lendas que eu ja conhecia desde criança, o Spalla Abrahan Levison , um judeu argentino, a Fanny, o cello magico da Marisa Jonhsson…

Meu pai lívido, olhei pra tras e Eduardo deu uma piscada pra mim, meu pai foi enganado por todos. Aquilo me deu um ar de Jubilo..e naquele primeiro ensaio, tocamos juntinhos, dei conta do recado, estava nervoso, mas me concetrei e fui la, no fim do ensaio a Marisa chegou pra mim e disse, na frewnte de meu pai ” Teu pai escondendo o jogo, dizendo que não sabia se vc tinha talento e vc aqui detonando, parabens”

Meu pai foi pra casa e naum trocou uma palavra comigo no carro….

3 dias depois era o grande dia, auditorio da Biblioteca da UFPE, eu tinha 13 anos, ia fazer 14 so em novembro e estavamos em outubro de 1988…

A orquestra começou com uma Abertura de Handel, depois umas peças curtas de Bocherini, e finalmente chegou a minha vez, ai a coisa tomou um rumo diferente , Eduardo e Jarbas Maciel, músicos da orquestra foram dizer algumas palavras, sobre o solista…Meus olhos ficaram umidfos, pois não sabia que era observado assim, falaram que me pegaram nos braços quando eu tinha so alguns meses, de que todos falavam de minhas disposições precoces, e estavam muito felizes em participarem de meu primeiro concerto importante, que meu pai deveria estar orgulhoso de mim…
A sala estava cheia, confesso que quando entrei, deu um frio na barriga, mas fui la e fiz bonito, em Vivaldo sempre se tem muitos dialogos com o primeiro Cello….lembro que eu tocanva e olhava para a Marisa nos olhos, e ela piscava pra mim e sorria, em resumo foi um sucesso.
Hoje mais da metade da orquestra ja passou pra o andar de cima, mas ficartam para sempre na minha memoria, agradeço sempre a todos, que de uma forma ou outra acreditaram em mim.
Categorias:Uncategorized
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

