Início > Uncategorized > Compositor – Intérprete

Compositor – Intérprete

Caro amigos, 

 

Vou falar hoje um pouco de minha relação com compositores, para quem me conhece sabe que sempre gostei de trabalhar com compositores vivos. Tive sorte em minha vida de ter trabalhado diretamente com excelentes compositores, e ser alvo de varias premiéres e dedicatórias. Desde de obras de compositores brasileiros como Ricardo Tacuchian ( Concerto para flauta e cordas) , Dimitri Cervo ( Pattapiana, Concerto para flauta e 8 violoncelos) ,  e compositores internacionais como Alexander Arutiunian ( Concerto para flauta e orquestra), Daisuke Soga ( Concerto para flauta, cordas e percussão) e outros. Tive o prazer de trabalhar diretamente com vários deles como Dimitri Cervo, na revisão e preparação da parte solista feita sob-medida as minhas necsessidades, as vezes o próprio Dimitri  revisa para tornar a obra mais acessível tecnicamente, em certos pontos eu discordo, porque o interprete tem que procurar ter meios de vencer as dificuldades, como foi nas obras de Joaquín Rodrigo ou Andre Jolivet, lembro da Pattapiana, obra que encomendei e estreei em Porto Alegre sob a direção do excelente maestro  Claudio Ribeiro , foi concebida originalmente em la bemol maior, esses dias ouvindo a gravação , fiquei de certa forma orgulhoso em ver como saiu limpinho e bem tocado, mais tarde ele revisou e transpôs a obra para sol maior , o que tornou-a mais brilhante para cordas, e incrivelmente mais fácil para flauta, ainda vou sugerir pra ele fazer um bem bolado a lá Paganini – Cordas em sol com scordattura, e flauta em la bemol – ( http://www.youtube.com/watch?v=H4XZDYMyh-c ) 

 

Nicole Chamberlain é uma compositora e flautista que vive em Atlanta .  Suas obras têm sido encomendadas e realizadas pela Atlanta Opera, Orquestra Sinfônica Georgia, Alias ​​Chamber Ensemble, entre outros grupos. Conheci Nicole Chamberlain através da internet , em um chat dedicado a musica classica, em pouco tempo nos tornamos amigos e surgiu um interessante concerto para flauta e cordas chamado Apparition, agora vem a parte boa , Nicole cresceu em Savannah, Georgia, que é considerada uma das cidades mais assombradas nos Estados Unidos. Cada cemitério, construção, rua, bairro e tem a sua própria história de atividade sobrenatural. Não se pode caminhar à noite em qualquer lugar em Savannah, sem ter um segundo olhar em uma sombra próxima. A peça foi encomendada por mim e tocada com a Antunes Camera  onde a recebeu a sua estreia mundial. A Obra  começa  com um lento, escuro e misterioso com as cordas mal sendo ouvido, e lentamente se desenvolve em uma seção rítmica  e virtuosística. Durante a cadência, o clima muda mais esperançoso e edificante só por um momento, até que misteriosas sentimento retorna com as cordas. Obra prima! ( http://www.nikkinotes.com/Apparition.html )

 

Outra colaboração interessante começou em 2009 quando comecei um contato com Alexander Arutiunian. Eu me lembro da primeira vez que ouvi o nome de ” Arutiunian . ” Quando eu tinha uns sete anos de idade , meu pai me trouxe um velho LP com Maurice Andre tocando o seu famoso concerto para trompete. Eu nunca poderia esquecer essa música – quase mágica e bem provocante. Dez anos depois, vivendo em Paris, eu assisti meu primeiro concerto na Europa. Arutunian estava presente, com a Orquestra Pasdeloup sob a direção de Jean- Pierre Wallez com Guy Touvron como solista …. Eu sempre pensei que, se Arutiunian escrevesse  um concerto para flauta , seria tão bom quanto o de Khachaturian , com a diferença que o trabalho de Arutiunian seria “Original” . Alguns anos mais tarde , o grande flautista virtuoso russo , Alexander Korneev (1930-2010) , me disse que Arutiunian escreveu um grande concerto para trompete, mas para  flauta infelizmente não era grande coisa. Fiquei intrigado o suficiente para procurar o endereço do Sr. Arutiunian e escrever um e-mail , que ele respondeu a algumas semanas mais tarde, através de uma secretária eficiente. Eu descobri que o concerto teve uma estréia modesta da versão câmara (flauta e piano) . Korneev não conseguia lembrar se havia gravado ou não . Apesar da falta da gravação, Arutiunian me enviou duas versões: uma flauta e piano(com cadências de Alexander Korneev ) e um manuscrito para flauta e orquestra, com cada parte meticulosamente escrita à mão e a grade  que ele dedicado para mim. Inicialmente julgado por Korneev como ” intocável “, o concerto foi considerado muito difícil por outros flautistas de modo que mais de três anos se passaram antes que o concerto de flauta seria ouvido em público. Algumas semanas depois de ter recebido a premiere, com a Orquestra Sinfônica de Brasília (Brasil), sob a direção do maestro francês Daniel Lipton , a versão orquestral recebeu uma estréia  em grande estilo .  Após o concerto , eu escrevi ao Sr. Arutunian , dizendo-lhe sobre a estréia . Ele ficou muito satisfeito com a recepção de seu concerto para flauta . Eu me senti honrado pela dedicação e bondade desse homem extraordinário. Depois de ouvir a gravação ele me escreveu uma notinha em ingles ” “Your interpretation is fantastic,  I’m going to make you a foolish compliment: It’s as if I had played it myself.” 

Espero que o seu concerto encontre seu lugar norepertório da flauta . A obra  de Arutunian merece um lugar ao lado dos melhores concertos do século XX , entre  os concertos de Ibert , Jolivet , e Rodrigo Nilsen . Arutiunian me deixou uma lembrança que jamais esquecerei , pois ele não era apenas um grande artista , mas também um homem de bondade extraordinária que compreendeu os fundamentos da humanidade.

Outro grande nome que tive o prazer de trabalhar durante 30 dias seguidos foi Claude Bolling. Eu estava em Paris e tive vontade de conhece-lo, fui apresentado a ele por Jean-Claude Decalonne – proprietário da excelente boutique de instrumentos de sopro de Paris Felling Musique – Lembro da primeira conversa telefonica com o Claude – “ah, Strauss, comme les valses” , lembro nosso primeiro encontro na casa dele , onde todas as formalidades foram postas de lado, não havia nada de monsieur Bolling, la eram James e Claude, descobri suas famosas suites movimento por movimento, regadas por historias das tournees com Jean Pierre Rampal, e posso dizer que aprendi a improvisar e fazer Jazz nessas suites com o Claude. Musica excelente e uma pessoa humana fantastica, ele e sua esposa Irene , me deram um tratamento vip. Isso sem falar na equipe toda desde a secretaria super eficiente Manuelle , ao  Vincent Cordelette , Pierre Maingourd , todos gente finissimas. 

http://www.youtube.com/watch?v=e8QtANSHcQ4 )

 

Outra grande colaboração foi com o compositor Glen Roger Davis, eu o conheci em 2007 durante minha primeira tour nos Estados Unidos. Ouvi seu concerto para piano, e me encantei com sua obra, bastante complexa e interessante de todos os pontos de vista, com bastante influencia da musica Gamelam. Ele escreveu rapidamente o concerto em 2008 para uma orquestra monstruosa e flauta amplificada, só consegui estrear em 2013 com a South Arizona Symphony Orchestra – Obra fabulosa, fiquei muito feliz em ser o responsável pela encomenda. 

 

uma colaboração muito boa foi com o grande regente e compositor Japones Daisuke Soga. Estreei 2 obras fantasticas dele Variaçoes sobre SAKURA e Concerto para flauta cordas e percussao. Daisuke-san é um excelente orquestrador , conhece a orquestra e suas possibilidades como poucos, alem de um inspirado compositor, foi uma grande honra poder estrear seu concerto sob sua direção, o concerto  foi concebido para flautas( Piccolo, flauta e flauta em sol)  e pode-se se dizer que é um concerto bem japones no estilo e na forma, fez grande sucesso com o publico brasileiro.

 

Para 2014-15 tenho algumas grandes colaboraçoes a caminho ! Que venham Marlos Nobre, Philip Glass, Eugene Magalif e Bruce Stoller  

 

Categorias:Uncategorized
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

